6 de setembro de 2014

Sangue do Olimpo - Tradução

JASON
JASON ODIAVA SER VELHO.
Suas juntas doíam. Suas pernas tremiam. Enquanto ele tentava escalar a montanha, seus pulmões chacoalhavam como uma caixa de pedras.
Ele não conseguia ver seu rosto, felizmente, mas seus dedos estavam deformados e esqueléticos. Salientes veias azuis saltavam das costas de sua mão.
Ele tinha até mesmo bolinhas de naftalina e sopa de frango. Como isso era possível? Ele passara de dezesseis anos para sessenta e cinco em questão de segundos, mas o cheiro de velho aparecera instantaneamente, como boom. Parabéns! Você fede!
“Quase lá.” Piper sorriu para ele. “Você está indo muito bem.”
Fácil para ela dizer. Piper e Annabeth estavam disfarçadas como adoráveis empregadas gregas. Até mesmo em seus vestidos sem manga e sandálias trançadas, elas não encontravam problemas em navegar no caminho de pedra.
O cabelo cor de mogno de Piper estava preso numa trança em espiral. Braceletes prateados adornavam seus braços. Ela lembrava uma estátua antiga de sua mãe, Afrodite, que Jason achava meio intimidante. Namorar uma garota bonita era desesperador o suficiente. Namorar uma garota cuja mãe é a deusa do amor... Bom, Jason sempre temia fazer algo não romântico e a mãe de Piper franziria as sobrancelhas lá do Monte Olimpo e o transfiguraria em um porco-espinho.
Jason olhou para cima. O cume ainda estava noventa metros acima.
“Pior ideia de todas.” Ele recostou-se em uma árvore de cedro e secou sua testa. “A magia de Hazel é muito boa. Se eu tiver que lutar, serei inútil.”

“Não vamos chegar a esse ponto,” Annabeth prometeu. Ela parecia desconfortável em sua roupa de empregada. Ela encolhia os ombros a toda hora para evitar que seu vestido caísse. Seu cabelo loiro amarrado se desmanchara atrás e caía como longas patas de aranhas. Sabendo de seu horror por aranhas, Jason decidiu não mencionar o fato.
“Nós nos infiltramos no palácio,” ela disse. “Nós pegamos a informação que precisamos, e nós saímos.”
Piper pousou sua ânfora, o alto jarro de vinho feito de cerâmica onde sua espada estava escondida. “Nós podemos descansar por um segundo. Recupere seu fôlego, Jason.”
De seu cinto pendia sua cornucópia – o chifre mágico da abundância. Enfiada em algum lugar das dobras de seu vestido estava sua adaga, Katroptris. Piper não parecia perigosa, mas se fosse preciso, ela poderia empunhar duas lâminas de bronze celestial ou atirar na cara de seus inimigos com mangas maduras.
Annabeth tirou sua própria ânfora dos ombros. Ela também mantinha uma espada escondida; mas mesmo sem armas, ela parecia mortal. Seus olhos cinza tempestuosos esquadrinhavam os arredores, alertas a qualquer ameaça. Se qualquer um pedisse uma bebida para Annabeth, Jason imaginava que ela era mais provável de chutar o cara na bifurcação.
Ele tentou estabilizar sua respiração.
Embaixo deles, a Baía de Afales cintilava, a água tão azul que poderia ter sido colorida com corante alimentício. A algumas centenas de metros no alto mar, o Argo II permanecia ancorado. Suas velas brancas não pareciam maiores do que selos postais, seus noventa remos eram como palitos de dente. Jason imaginou seus amigos no deque seguindo seu progresso, se revezando para olhar pela luneta de Leo, tentando não rir enquanto eles assistiam Vovô Jason mancar pela montanha.
“Ithaca estúpida,” ele murmurou.
Ele supunha que a ilha era bonita.  Uma coluna de colinas arborizadas  espiralava no centro. Brancas depressões calcárias avançavam para o mar. Enseadas formavam praias rochosas e baías onde casas de telhados vermelhos e brancas igrejas aninhavam-se na linha da costa.
As colinas estavam pontilhadas de papoulas, açafrão e cerejeiras selvagens. O ar cheirava a flores. Tudo muito bom tirando que a temperatura era cerca de quarenta graus. O ar era tão úmido quanto as termas romanas. Teria sido fácil para Jason controlar os ventos e voar para o topo da montanha, mas nããão. Por uma questão de discrição, ele tinha que se arrastar como um velho com joelhos ruins e cheiro de sopa de frango.
Ele pensou em sua última escalada, duas semanas atrás, quando Hazel e ele haviam encarado o bandido Sciron nos penhascos da Croácia. Pelo menos então Jason estava com sua força máxima. O que eles estavam para enfrentar seria muito pior que um bandido.
“Você tem certeza de que é a colina certa?” ele perguntou. “Parece meio – eu não sei – quieta.”
Piper estudou a cordilheira. Trançado em seu cabelo esta uma pena azul brilhante de águia – uma lembrancinha do ataque da última noite. A pena não combinava muito com seu disfarce, mas Piper merecera, tendo derrotado sozinha um bando de mulheres-frango demoníacas enquanto ela estava de plantão. Ela minimizou o acontecimento, mas Jason podia dizer que ela se sentia feliz com isso. A pena era uma lembrança de que ela não era a mesma garota do último verão , quando eles haviam chegado pela primeira vez no Acampamento Meio-Sangue.
“As ruínas são ali em cima,” ela prometeu. “Eu as vi na lâmina de Katroptris. E você ouviu o que Hazel disse. ‘A maior – ‘”
“’A maior reunião de espíritos do mau que eu já senti,’” Jason lembrou. “É, soa ótimo.”
Depois de lutar pelo templo subterrâneo de Hades, a última coisa que Jason queria era lidar com mais espíritos do mau. Mas o destino da missão estava em jogo. A tripulação do Argo II tinha uma grande decisão a tomar. Se eles escolhessem errado, eles iriam falhar, e o mundo todo seria destruído.  
A lâmina de Piper, os sentidos mágicos de Hazel e os instintos de Annabeth, todos concordavam – a resposta estava ali em Ithaca, no antigo palácio de Odisseu, onde uma horda de espíritos malignos se reunira para esperar as ordens de Gaia. O truque era espreitar entre eles, descobrir o que estava acontecendo, e decidir o melhor curso para a ação. Então sair, preferencialmente vivos.
Annabeth reajustou seu cinto dourado. “Eu espero que nossos disfarces aguentem. Os pretendentes eram desagradáveis quando vivos. Se eles descobrirem que somos semideuses-”
“A magia de Hazel vai funcionar,” Piper disse.
Jason tentou acreditar nisso.
Os pretendentes:  os assassinos mais gananciosos e maus que já existiram. Quando Odisseu, o rei grego de Ithaca, se perdera após a Guerra de Troia, essa multidão de príncipes-plano- B havia invadido seu palácio e se recusado a sair, cada um deles com a esperança de casar-se com a rainha Penélope e assumir controle do reino. Odisseu conseguiu retornar em segredo e massacrara todos eles – seu básico e feliz regresso.  Mas se as visões de Piper estivessem certas, os pretendentes agora estavam de volta, assombrando o lugar onde eles haviam morrido.
Jason não conseguia acreditar que ele estava prestes a visitar o verdadeiro palácio de Odisseu – um dos heróis gregos mais famosos de todos os tempos.  Por outro lado, toda essa missão fora um evento alucinante atrás do outro.  Annabeth mesmo acabara de voltar do eterno abismo do Tártaro. Levando isso em conta, Jason decidiu que talvez ele não devesse reclamar de ser um velho. “Bom...” Ele se equilibrou com sua bengala. “Se eu pareço tão velho como eu me sinto, meu disfarce deve estar perfeito. Vamos continuar indo.”
Enquanto eles subiam, suor escorria em seu pescoço. Sua panturrilha doía. Apesar do calor, ele começou a ter arrepios.  E por mais que ele tentasse, ele não conseguia parra de pensar em seus sonhos recentes.
Desde a Casa de Hades, eles haviam se tornado mais vívidos.
Às vezes Jason estava no templo de Epiro, com o gigante Clytius pairando sobre ele,  falando em um coro de vozes desencarnadas:  “Foi necessário todos vocês para me derrotar. O que vocês farão quando a Mãe Terra abrir seus olhos?”
Outras vezes Jason encontrava-se na crista da colina do Acampamento Meio-Sangue. Gaia, a Mãe Terra, levantava-se do solo – uma figura como um turbilhão de sujeira, folhas e pedras. Pobre criança. Sua voz ressoava na paisagem,  chacoalhando o alicerce embaixo dos pés de Jason. “Seu pai é o primeiro dentre os deuses, mas ainda assim você é sempre o segundo melhor – para seus companheiros romanos, para seus amigos gregos, até mesmo para sua família. Como você irá se provar?”
Seu pior sonho começara na jardim da Casa do Lobo em Somona. Diante dele estava a deusa Juno, brilhando tão radiante como prata fundida. “Sua vida me pertence,” sua voz retumbava. “Um apaziguamento de Zeus.” Jason sabia que ele não devia olhar, mas ele não conseguia fechar seus olhos quando Juno se transformava em sua verdadeira forma de deusa. Dor queimava sua mente. Seu corpo se desfazia como uma cebola.
Então a cena mudava. Jason ainda estava na Casa do Lobo, mas agora ele era um garotinho – com não mais de dois anos. Uma mulher estava ajoelhada em sua frente, seu perfume de limão tão familiar. Seus contornos eram aquosos e indistintos, mas ele conhecia sua voz: brilhante e quebradiça, como a camada mais fina de gelo sobre um rio.
“Eu estarei de volta para você, querido,” ela dizia. “Eu o verei em breve.”
Toda vez que Jason acordava desse pesadelo, seu rosto estava coberto de suor. Seus olhos ardiam com lágrimas.
Nico di Angelo havia os avisado: A Casa de Hades mexeria com suas piores memórias, fazendo-os ver e ouvir coisas do passado. Seus fantasmas se tornariam agitados.
Jason havia esperado que aquele fantasma em particular ficasse longe, mas toda noite o sonho ficava pior. Agora ele estava escalando para as ruinas de um palácio onde um exército de fantasmas estava reunido.
Aquilo não significa que ela estará lá, Jason disse a si mesmo.
Mas suas mãos não paravam de tremer. Cada passo parecia mais difícil que o último. “Quase lá,” Annabeth disse. “Vamos – ”
BOOM! A encosta tremeu. Em algum lugar no cume, uma multidão rosnou em aprovação, como espectadores em um coliseu.  O som fez a pele de Jason se arrepiar. Há não muito tempo atrás, ele lutara pela sua vida no Coliseu romano em frente a uma plateia de fantasmas animados. Ele não estava ansioso em repetir a experiência.  
 “O que foi aquela explosão?” ele perguntou.
“Não sei,” disse Piper. “Mas parece que eles estão se divertindo. Vamos fazer alguns amigos mortos.”



TIRADO DE: “The Staff of Serapis”, Rick Riordan. Disney Hyperion, 2014.
Tradução: Acampamento Bruxo

Esse material pode estar protegido por direitos autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário